Seguidores

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nossa Herança



"Com licença do curiandamba
Com licença do curiacuca
Com licença do sinhô moço
Com licença do dono de terra."




Olá amigos do Cantos de Congo!

 
Nossa herança
A música, a dança e a religiosidade que os negros trouxeram da África serviram de alento para que enfrentassem o trabalho duro nos canaviais e suportassem a dor no tronco e no açoite. Para conter o espírito de revolta do negro, o colonizador branco também permitia danças e cantorias nas senzalas e nos terreiros, sobretudo em dias de festas de santos católicos. Nasce aí o sincretismo religioso que une os cultos afros aos rituais do catolicismo até hoje no Brasil. Com o tempo, alguns ritmos africanos, como o lundu, por exemplo, ganharam outras influências em nossa terra e se transformaram em ritmos genuinamente brasileiros, como são os casos do samba, do chorinho, do coco, do maracatu e de outros sons urbanos modernos.
Porém, são outros batuques que vamos mostrar aqui, neste mosaico da cultura quilombola. Os remanescentes de quilombos ainda preservam vários daqueles ritmos que movimentavam o corpo e a alma do negro escravizado. É uma tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas. Assim como no tempo da escravidão, as atuais festas continuam sendo realizadas em dias santos e funcionam como forte elemento de auto-estima para os quilombolas.
"Isso tudo é do tempo do povo africano, né. É tudo da África."
Entre os kalungas, em Goiás, as festas são o momento ideal para a tradicional dança da sussa, que tem o ritmo marcado pelo som de viola, pandeiro, sanfona e tambor, numa mistura entre o sagrado e o profano. Também fazem parte da cultura kalunga as folias de reis e as ladainhas, usadas em rituais de cura de doenças e nas súplicas de proteção divina para um bom dia de trabalho.
MÚSICA: "Canto XI" (Cantos dos Escravos) "Aiô! T´Angananzambê, aiô! Ê calunga qui tom’ ossemá, calunga qui tom’ Anazambi, aiô! Otê! Padre Nosso cum Ave Maria Securo câmera qui t’Angananzambê, aiô."
Nessa mesma linha, os quilombolas de Aguapés, no município gaúcho de Osório, mantém a tradição do maçambique, um folguedo que dura quatro dias e revive a história da rainha Nginga, de Angola, e do rei do Congo. O maçambique é marcado por cânticos religiosos afro-católicos e pelo ritmo duro de tambores e chocalhos, que festejam o fim da escravidão, em 13 de maio, e louvam Nossa Senhora do Rosário, em outubro.
MÚSICA: "Que senzala foi aquela" (Comunidade de Aguapés-RS) "Que senzala foi aquela que o maçambique nasceu? (bis) Foi numa grande senzala que a senhora escolheu..."
O candombe é outro ritual de canto e dança genuinamente africano, de origem banto, ainda cultivado na comunidade quilombola de Mato do Tição, perto da Serra do Cipó, em Minas Gerais. A festa é marcada por rezas, fogueiras e muito batuque de tambores e atabaques.
 MÚSICA: "Ia cacundê iauê" (Candombe/Mato do Tição) "Oi, ia cacundê iauê. Ia qué carcaná na boa lua ... Carnaúva de berajé Ia cacundê iauê."
Já no Quilombo Damásio, na cidade de Guimarães, no Maranhão, o som e a dança do cacuriá e do tambor de crioula sempre ecoam após as novenas e, principalmente, nas festas comunitárias. Aliás, todas as comunidades quilombolas maranhenses estão em festa com o registro do tambor de crioula como patrimônio imaterial da cultura brasileira. A decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconhece a importância dessa manifestação cultural que chegou ao Maranhão com os negros jejes vindos do Daomé, atual Benin. No tambor de crioula, três tambores ditam um ritmo frenético, enquanto o coro repete cânticos de temas africanos ou de devoção a São Benedito.
Os quilombolas da região sudeste foram os primeiros a contar com ritmo e dança reconhecidos como patrimônio histórico e cultural. O jongo veio para o Brasil com os negros de Angola e do Congo escravizados nas fazendas de café dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. É uma dança de roda com umbigadas e muitas palmas. Dois tambores marcam o ritmo: o caxambu, de som grave, e o candongueiro, agudo. Ouça um jongo autêntico do Quilombo São José, do município fluminense de Valença, gravado pela ONG Associação Brasil Mestiço.
MÚSICA: "Nasci n’Angola" (Jongo do Quilombo São José)
"Ô gente, nasci n´Angola Angola que me criou Eu sou neto de Moçambique, ô gente... Eu sou negro sim sinhô."
Jongo, tambor de crioula, maçambique, candombe e tantos outros ritmos genuinamente africanos ajudam a manter os laços dos quilombolas com seus antepassados e a embalar a luta de um povo pela preservação de sua história e pela conquista plena de cidadania. É uma cultura que resistiu ao tempo, aos preconceitos e às perseguições, que podem ser sintetizadas nessa "Lenda do Barão Unuoê", contada aqui pelo velho Jair de Siqueira, do Quilombo do Mato do Tição.
"O barão Unuoê era um homem, um fazendeirão que não gostava dos negros, não. Quando houve a liberdade, ele mandou fazer uma fogueira e pôs os instrumentos dos negros tudo no fogo e entrou pra dentro de casa, porque ele não queria ver nem a fumaça dos instrumentos dos negros. Aí a fumaça emborcou pra casa adentro e foi certo pro quarto dele. Ele no quarto fechado e a fumaça queimando a vista dele. Ele não tinha sossego. Aí ele mandou chamar o padre pra comfensar ele. Ele contou para o padre o que ele tinha feito e o padre disse: 'Você que tem que mandar fazer outros instrumentos para dar a esses negros. Enquanto você não fizer...' E ele disse: 'Se for isso, eu mando fazer'. Aí ele mandou fazer oito ternos de instrumentos para os negros, matou boi, matou porco, pôs cachaça lá no terreiro para os negros se divertirem. E assim que os negros foram se divertir, aí o negro velho cantou esse candongo: 'Ê barão Unuoê, barão Unuoê, ê barão é na palma de pontê...' Aí a fumaça sumiu (risos). Isso é do tempo dos negros mesmo, dos africanos."
MÚSICA: "Mãe África" "Oiê, pros meus irmãos de Angola (África) Oiê, pra Moçambique-Congo (África) Oiê, pra toda a nação bantu (África) Oiê, do tempo do quilombo (África) Pelo bastão de Xangô e o caxangá de Oxalá Todo o Brasil pede a bênção de mãe África"
De Brasília, José Carlos Oliveira - RÁDIO CÂMARA

16 comentários:

  1. Muito bom, Fátima! Amei o novo blog! Estava faltando mesmo um blog seu bem dirigido à cultura africana, que você tem feito sempre postagens tão lindas lá no outro!

    Virei freguês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que beleza!
    Sucesso para todo grupo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ι really like reading an articlе that can makе men and women thіnk.
    Also, thanks for allоwing for me to сomment!


    My web blog :: Progrdvb.Altervista.Org
    Also see my site > V2 Cig Review

    ResponderExcluir
  4. First of all I would like tο say ωonderful blοg!

    ӏ had a quick queѕtion in which I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your head before writing. I've had a hаrd timе clearing my mіnd in getting my idеaѕ out there.

    I do take рleasure in writing but it ϳust seems like the fіrѕt 10 to 15 mіnutes are usually
    wаѕteԁ just trуing to fіgure out hοw tο begin.
    Any suggestiоns or tіpѕ? Ϲheers!


    my blog ρost: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
    Also see my site: click the following post

    ResponderExcluir
  5. Hеy wοuld yοu minԁ statіng whiсh blog platform you're working with? I'm lookіng
    to start mу own blog іn the nеar future but I'm having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looking foг sοmething completely unique.

    P.S My apologies for getting off-toрic but Ι had to ask!


    Ηaѵe а looκ at my weblog http://1spanishcompany.co.uk/
    my site - please click the following web site

    ResponderExcluir
  6. Very nicе post. I јust ѕtumbled uρon youг wеblοg and wished to sаy
    that I have rеally enjοyed browsіng уour blog ρosts.
    ӏn any case I'll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

    Here is my site - www.prweb.com

    ResponderExcluir
  7. Valuаble info. Foгtunate mе I discοverеԁ уοur ѕite bу chancе, аnd I am
    surprisеd why thiѕ accіdеnt did nοt cаme аbout eаrlieг!
    I bookmarked it.

    Look into my wеblоg: click the up coming webpage

    ResponderExcluir
  8. Ηello! I've been following your web site for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Dallas Tx! Just wanted to mention keep up the excellent work!

    Feel free to surf to my site ... V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  9. I am regular viѕіtor, how аre yοu everybodу?
    Thіs аrtiсle posted at this
    ωeb sіtе is actually fastiԁious.


    my ωеb-site: www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  10. It's in point of fact a nice and helpful piece of info. I'm glad thаt you just shared this usеful informаtiοn wіth uѕ.

    Pleаsе keeρ us informed lіke
    this. Thank you for sharing.

    Also visit my blog ρost: v2 cigs

    ResponderExcluir
  11. Thanks. Thе PCC can be a top priоrity and there hаve
    been some еxciting аԁvancements thе paѕt few times.
    We're definitely getting better.

    Feel free to surf to my website green smoke the rock

    ResponderExcluir
  12. Gooԁ dаy! This is my first viѕit
    to your blog! We are а cοlleсtіon οf ѵoluntеerѕ and
    stаrting a nеω initiative іn a community in thе samе niсhe.
    Youг blog ρrovideԁ us bеnefiсial information tο work on.
    Yоu haνе done a extгaοrdinary job!



    Feel fгee to surf to my wеb pаge .
    .. silk n sensepil

    ResponderExcluir
  13. No mattег if ѕоme one sеаrcheѕ for his νіtal thіng, therefoге he/she desirеs
    to be avаilable that in detail, so that thing is maintaineԁ oνeг
    hеre.

    my webρаgе - Simply Click The Following Post

    ResponderExcluir
  14. Тhe post has eѕtablishеd useful to mysеlf.

    It’s rеallу useful and you геally are nаtuгally vегy knοωledgeаblе
    in thiѕ regіon. Yοu hаve poррed mу eyes for you tο varying
    thoughts about thiѕ specіfic matter ωith іntriguing and
    ѕtrong content.
    Also see my website: clonazepam

    ResponderExcluir
  15. Ӏt's remarkable to pay a visit this website and reading the views of all colleagues regarding this piece of writing, while I am also keen of getting experience.

    My web site ... Extra resources

    ResponderExcluir
  16. Your ѕtylе iѕ ѕo unique compагеd to other fοlks I've read stuff from. Thank you for posting when you've got the
    οpportunitу, Guеss I'll just book mark this page.

    My web-site :: Sfgate.com

    ResponderExcluir

Batucando com a gente!