Seguidores

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia do Saci


 Olá amigos do Cantos de Congo!!!

 

Brasileiros trocam bruxa por Saci no Halloween

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci, para homenagear um tradicional personagem do folclore brasileiro. A data escolhida coincide com o Halloween, o Dia das Bruxas, famoso nos Estados Unidos.

“A data foi escolhida propositalmente para chamar a atenção dos brasileiros. O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. Considero que temos que divulgar e promover a nossa cultura”, diz Mário Candido da Silva Filho, presidente da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci).
 De acordo com ele, a Sosaci não tem a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, diz. 





Lenda
De acordo com o presidente da Sosaci, desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma.

Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.” 




Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.
 http://g1.globo.com/Noticias/


Bjs e até a próxima!

6 comentários:

  1. Adorei isso e estou divulgando no meu facebook. Muito bacana a iniciativa de incentivar a continuidade de nossa cultura!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eta bloguesinho bão so...
    To divulgando.

    ResponderExcluir
  3. Beijinhos e bom fim de semana minha querida.

    ResponderExcluir
  4. Excelente e logo postei no meu buzz.
    Parabenizo pelo cultural compartilhamento.
    Esclarecer sempre é muito bom.
    Num pais onde os enlatados tem grande valor.
    Viva nossa cultura viva.
    Aqui.
    Abraço de toda paz.
    Viva o Saci.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post.
    Que bom ter um dia para comemorar um personagem tão ilustre e carismático. Sempre gostei da lenda do Saci e de fazer brinquedos e desenhos com a imagem dele.
    Tenham um ótimo finalzão de semana e continuem divulgando as coisas do nosso povo.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Post. Muito engraçada a lenda.
    Bjs
    Boa semana

    ResponderExcluir

Batucando com a gente!